quarta-feira, 29 de junho de 2011

Brasilia! Minha Brasilia.

Mapa de Brasilia
"Quando alguém vai a Brasília eu pergunto se viu o Congresso Nacional e pergunto depois se gostou, se achou que o projeto era bom. Certo de que ela podia ter gostado ou não, mas nunca podia dizer que tinha visto antes coisa parecida." Nas palavras de Oscar Niemeyer, o arquiteto que projetou a capital federal, está o reconhecimento de um fato: ninguém que pise em Brasília consegue ficar indiferente a ela. Claro que a política é ainda o principal combustível, responsável por uma economia local aquecida e próspera. Mas também existe, alheia à cena dos jornais, a vida cotidiana de pessoas que levantam cedo, trabalham, se exercitam no parque da cidade, vão aos bares da asa sul, moram nas superquadras residenciais e convivem, sem indiferença, com as obras de Niemeyer.

Batizada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1987, pela UNESCO, Brasília atrai turistas de todos os cantos do mundo. A impressão de ser apenas um cenário político do país é desmistificada pela quantidade de atrativos e programas pra lá de interessantes, para místicos, turistas de primeira viagem ou amantes da cultura viva do nosso povo.

Planalto Central

Atrações do Destino

Praça dos Três Poderes fica no centro redor onde se pode ver vários dos mais importantes edifícios governamentais - o Congresso Nacional , o Palácio do Planalto, e o Supremo Tribunal Federal - além de diversos monumentos (como o Panteão da Liberdade e o Mastro da Bandeira). Também na Praça se localiza o Espaço Lúcio Costa, onde se pode observar uma grande maquete do Plano Piloto;

Palácio da Alvorada a residência oficial do Presidente da República;

Catetinho primeira residência presidencial da cidade - foi construído em apenas 10 dias e inaugurado em 31/10/56;

Teatro Nacional Cláudio Santoro em forma de pirâmide truncada;

Memorial JK

Vitrais no edifício-sede da CEF - são 26, cada um representa um Estado brasileiro;

Brasília é feita para andar de carro, não tem sinais, nem cruzamentos, mas uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios pode ser uma boa maneira de aproveitá-la.

Torre de TV


Melhor época

O ar de Brasília é muito seco e a umidade relativa do ar cai entre julho e setembro – chega a menos de 30% em agosto. Nesse período, beba muito líquido, pingue colírio nos olhos e passe hidratante.

Parque da Cidade


Dicas

1.A melhor época para visitar, entre abril e junho. Nesta época os dias são ensolarados mas não muito secos.

2.A pior época para visitar é durante agosto e setembro, épocas que coincidem com o auge da seca .

3.Brasília fica muito vazia nos domingos.

4.Faça uma vista ao Parque da Cidade

5.Vá à Feira da Torre, no domingo à tarde.

6.Tem uma vista panorâmica da cidade na torre de TV . É a Torre Eifel de Brasília

7.Se alguém pisar na faixa de pedestre para atravessar a rua, freie e deixe o pedestre passar. Não tem sinal. Em Brasília as pessoas são civilizadas no transito.

8.Brasília não é só arquitetura, tem lugares de muita beleza natural . Sugiro o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral (nos dias de semana) e o Salto Tororó, ótimo p/ rappel. Já no entorno da cidade tem o Salto do Itiquira (95 Km de distância). Umas das maiores e mais bonitas cachoeiras do Brasil.

Terceira Ponte





Ginasio de Brasilia (Nilson Nelson)

Beijosss...